VIAJAR SOZINHO PELA PRIMEIRA VEZ - É ASSUSTADOR, EMOCIONANTE OU AMBOS?
Você já pensou em viajar sozinho para um novo lugar ou país onde nunca esteve? Pode parecer um grande negócio. Ei, é um grande negócio. Mas com a preparação e a mentalidade certas, uma aventura solo pode ser ainda mais divertida do que viajar com seus amigos. Seja como for, é uma experiência que você precisa experimentar pelo menos uma vez para descobrir se é para você ou não. E estamos aqui para te ajudar!
Preparação é tudo
Muito do seu prazer dependerá da sua preparação, então vamos começar com isso. Pergunte a si mesmo, onde eu quero ir? E por quanto tempo? Você também precisa pensar em como chegar lá e no seu orçamento, como é o caso das viagens ''regulares''. Mencionamos que você precisa experimentar viajar sozinho antes de saber se é o tipo certo de viagem para você. Só de pensar nisso, você fica ansioso e não quer estragar o que deveria ser uma jornada perfeita. Mas há muitas maneiras de experimentá-lo antes de voar meio mundo por conta própria. Sugerimos começar pequeno, fazendo uma viagem de um dia a um museu e restaurante para ver como é. Se tudo correr bem, você estará pronto para a próxima etapa de preparação para sua viagem solo.
É bom pensar um pouco mais sobre o destino. Você precisa se sentir confortável e seguro para onde está indo, então faça uma pesquisa sobre isso quando tiver um país ou cidade em mente. Alguns ótimos países para quem viaja sozinho pela primeira vez são Vietnã, Costa Rica ou Japão. São conhecidas como relativamente seguras, com boas redes de transporte público e ótimos hostels para conhecer muita gente incrível. Você também deve se perguntar qual é a razão pela qual estou viajando e o que quero experimentar enquanto estiver sozinho? É bom ter um objetivo claro para si mesmo, isso facilitará que você se divirta, pois haverá momentos em que você se sentirá um pouco perdido. Ter um conjunto de metas de viagem ajuda você a se concentrar no próximo passo.
Depois de chegar, é melhor começar sua aventura solo em um ritmo lento, para se ajustar ao país em que você está. Provavelmente você estará fora de sua zona de conforto no primeiro dia, ajustando-se a viajar sozinho. O que gostamos de fazer quando chegamos a um novo destino por conta própria é reservar um passeio de um dia.
Viaje sozinho - não sozinho: como conhecer pessoas viajando sozinho
Quando começamos a viajar sozinhos, essa era a principal preocupação. Esse assunto sempre surge quando conversamos com viajantes que querem se aventurar sozinhos. Temos absoluta certeza de que você não ficará sozinho, desde que você mesmo saia de casa, em vez de se esconder com seu livro ou iPad em um quarto de hotel particular.
Existem muitas opções para se socializar, mas achamos que tudo começa com a busca de acomodação. Existem muitos albergues que se esforçam para organizar atividades como eventos sociais, pub crawls e passeios pela cidade! Se você reservar sua viagem com uma agência (o que sempre recomendamos, mas voltaremos a isso mais adiante), com certeza ela vai te ajudar a encontrar os hostels certos para se hospedar em cada cidade. Não pule os eventos sociais e você conhecerá muitas pessoas. Não só para festejar, mas também para fazer mais planos para os próximos dias. Você ficará surpreso com quantos outros viajantes individuais você conhecerá e poderá acompanhar durante os dias. Só não se esqueça de que também é muito bom tirar alguns momentos para você de vez em quando, pois você realmente não precisa de outras pessoas ao seu redor 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Se você for parar em um hostel que não oferece eventos sociais ou festas, ainda há outras opções. Recomendamos procurar grupos em redes sociais. Não para encontrar um lugar para dormir (é muito melhor organizar sua acomodação com antecedência). É uma ótima maneira de conhecer locais e viajantes e, pela nossa experiência, é muito divertido passar a noite com alguns estranhos amigáveis em um pub, parque ou salão de jogos eletrônicos.
Recomendamos reservar alguns passeios, especialmente no início de sua viagem. É uma maneira garantida de conhecer outros viajantes e compartilhar ideias. Talvez você até encontre outros viajantes individuais.
Ao conhecer estranhos, preste atenção à sua linguagem corporal e seja aberto. Aberto para conversas, aberto para sorrisos: é tão fácil quanto isso. Você terá que ser acessível se quiser que as pessoas interajam com você. Sorria para as pessoas e se elas quiserem se conectar, se esforce. E não, você não vai se dar bem com todo mundo, mas certamente encontrará muitas pessoas com quem se dá bem.
Como aproveitar suas noites viajando sozinho
Se você acha que os viajantes individuais passam as noites com um livro na cama, pense novamente! Em muitos destinos, a vida noturna é algo que você não pode perder. Como já mencionamos neste guia, os melhores hostels organizam pub crawls, festas no bar da casa ou algo parecido. É altamente recomendável participar de pelo menos alguns deles, para se misturar e conhecer muitas pessoas incríveis. Mas caso você queira fazer algo mais do que apenas beber, mas não ficar em casa à noite, há muito o que fazer em todas as cidades maiores. Que tal assistir a um concerto ou a um festival local? No alojamento onde estiver hospedado, eles saberão o que se passa na zona e poderão dar-lhe as melhores dicas.
Se você quiser sair, mas não sozinho, considere fazer um passeio durante o dia. É uma ótima excursão para se familiarizar com o seu destino. Eles também são a maneira perfeita e sem riscos de conhecer pessoas e fazer planos juntos para a noite enquanto você se diverte ou aprende no processo. Sério, estamos falando de passeios em grupo!
Sabemos que parece muito esforço, sem retorno garantido. Mas se a vida nos ensinou alguma coisa, é que você não pode planejar tudo, especialmente como os eventos sociais acontecem. Mas confie em nós quando dizemos que você vai encontrar um monte de gente em sua jornada. E ei, se tudo isso ainda não o ajudar, você sempre pode fazer amizade com o barman. (:
Como dormir com estranhos
Não, não estamos dizendo para você ficar e dormir por aí: estamos falando de acomodação compartilhada aqui! De longe, a melhor maneira de viajar por conta própria é pernoitar em albergues. É uma ótima maneira de socializar, conhecer pessoas e, geralmente, a acomodação mais barata que você pode encontrar. Os albergues costumavam ser extremamente básicos, mas, em muitos casos, eles oferecem muitas comodidades extras hoje em dia. É fácil encontrar uma opção que atenda aos seus desejos. Quer pretenda piscina, pequeno-almoço incluído, bar no terraço ou eventos sociais, encontrará um hostel à sua medida. Nós encorajamos você a usar todas as instalações disponíveis, sejam academias, passeios, cursos ou um restaurante com ofertas de refeições para mochileiros.
Se você é novo em albergues, vamos repassar algumas regras básicas de etiqueta. Tudo se resume a tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. Se você dividir um quarto, esteja atento aos outros. Isso significa ficar quieto nos quartos de dormir (albergues de festas podem ser uma exceção), evitar usar as luzes principais quando os outros ainda estão dormindo e manter o local arrumado usando as salas comuns para socializar e comer. Usar a cozinha e as salas comuns também pode economizar muito dinheiro, e você pode se juntar aos quartos do albergue para fazer as refeições juntos. Uma divertida atividade de união e ainda mais barata do que cozinhar sozinho: é o que chamamos de ganha-ganha. Certifique-se de fazer amigos, fazer perguntas e iniciar conversas com seus companheiros de viagem. Quem sabe que planos poderosos tomam forma durante o jantar?
Como se manter seguro enquanto viaja sozinho
Qualquer que seja o destino que você vá, faça uma pesquisa adequada sobre os riscos potenciais na área. Quais lugares evitar, quais golpes conhecer e quais dicas os viajantes estão compartilhando online. O Reddit é um ótimo lugar para fazer perguntas, se você tiver alguma, assim como os grupos de destino do Facebook. Em caso de dúvida recomendamos consultar, mas se reservar através de uma agência (o que recomendamos SEMPRE) também é uma excelente fonte de informação.
Também gostamos de enfatizar que um bom seguro de viagem é inestimável quando se viaja, especialmente por conta própria. Mesmo que você não precise, ele oferece uma tranquilidade muito bem-vinda. Caso algo inesperado aconteça, você ficará feliz em poder obter uma compensação. Existem algumas questões de segurança para as quais você não pode se assegurar, portanto, onde quer que esteja no mundo (mesmo em sua cidade natal), é sempre melhor ficar em guarda quando estiver sozinho. Isso significa não beber demais e não se embriagar com estranhos, mas também evitar fazer longas caminhadas sozinho à noite, mesmo em áreas seguras. Outra dica é manter o nome e a localização da sua acomodação para você, afinal é o seu espaço seguro durante a viagem.
Ao reservar com uma agência de viagens, você obtém segurança extra e suporte na forma de consultoria especializada, ajuda em caso de alterações de horários e muito mais. Na maioria das vezes é ainda mais barato do que organizar tudo sozinho. Outra vantagem adicional é que, ao ter um programa definido, você certamente encontrará pessoas nas atividades ou passeios que reservou, garantindo que não passe toda a viagem sozinho. Por último, mas não menos importante, muito se resume ao bom senso. Sempre confie em seu instinto, se algo não parece certo, muitas vezes há uma boa razão.
Comentários
Postar um comentário