Em abril, uma missão organizada pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), do Paraguai, buscou aproximar empresários do turismo dos dois países, para divulgar e criar opções para os brasileiros. Em 2022, o país recebeu 579 mil estrangeiros: 76% vinham da Argentina, e apenas 9,4% do Brasil. O objetivo do governo paraguaio é fazer do Brasil o principal emissor de visitantes nos próximos anos.
Confira alguns dos destinos possíveis:
Rota Jesuíta

As missões jesuíticas não são exclusividade do Rio Grande do Sul. O Paraguai tem oito reduções: San Ignacio Guazú, Santa Maria de Fé, Santa Rosa, Santiago, San Cosme y San Damián, Itapua (da atual cidade de Encarnación), Santíssima Trindade do Paraná e Jesús de Tavarangue.
Elas integram a chamada Rota Jesuíta, um circuito que recria a passagem da Companhia de Jesus em território paraguaio. Entre os séculos 17 e 18, padres jesuítas estabeleceram povoados em territórios que hoje são o Brasil, Argentina e Paraguai. As missões foram erguidas para disseminar o catolicismo e catequizar os indígenas guaranis. Os vestígios históricos foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Encarnación, na divisa com a cidade argentina de Posadas, é uma das mais procuradas pelos turistas, que fazem o percurso a pé ou em veículos. A maioria dos passeios é gratuita, mas há visitas a museus e prédios históricos que exigem pagamento de ingresso.
Descanso no campo

Desde 1997, os roteiros são organizados pela Associação Paraguaia de Turismo Rural (Apatur), que reúne estabelecimentos pecuários e agropecuários. Entre eles, está a Granja Turismo Don Papalo, na cidade de Altos, a 50 quilômetros da capital, Asunción. A propriedade, de 50 hectares, tem serviço de restaurante, piscinas, salão de jogos e convenções, academia, playground, campos de futebol, quadras de vôlei de praia e basquete. Há também um minizoológico e atividades agrícolas à disposição dos visitantes.
Já o Parque Manantial, na cidade de Hohenau, a 40 quilômetros de Encarnación, define-se como "um lugar para desfrutar a natureza". É uma reserva ecológica particular, que também tem piscina com trampolim e toboágua, restaurante, pizzaria, bar, salão de jogos, sinuca, pingue-pongue, caminhadas, quadras, cavalgadas e passeios por uma área de mata.
Destino para pescadores

Os recursos hídricos paraguaios colaboram para que o país seja procurado por praticantes da pesca esportiva. Os rios Paraguai, Paraná, Pilcomayo, Apa e Tebicuary são alguns dos favoritos dos pescadores durante todo o ano. Algumas cidades recebem competições de pesca esportiva: Ayolas, Villa Florida e San Pedro, onde podem ser encontradas espécies como surubim, dourado, pacu, bagre e corvina. A região de Ñeembucú, às margens do Rio Paraná, é uma das preferidas de turistas.
Observação de aves

O território do país oferece mais de 700 espécies para avistamento. Chaco Úmido, Chaco Seco, Pantanal, Mata Atlântica (Alto Paraná - Itapúa - Caazapá), Lençóis Mesopotâmicos (Itapúa e Misiones), Cerro (Amambay, San Pedro, Canindeyú e Caaguazú) e a Baía de Asunción são áreas de preservação onde o turista pode apreciar espécies nativas e migratórias, durante todo o ano.
O Parque Nacional Defensores del Chaco é o destaque. Lá, são preservadas espécies ameaçadas de extinção como a águia-cinzenta, a copetona, a aracuã-do-pantanal e a triste-pia. Já o Bosque Atlântico del Alto Paraná, na cidade de Mayor Julio D. Otaño, abriga os bosques mais altos e úmidos do país. Entre as espécies mais procuradas para o avistamento, estão jacutinga, pararu, papagaio-de-peito-roxo, pica-pau-de-cara-canela, surucuá e araponga.
Turismo de aventura

Na Reserva Natural do Bosque Mbaracayú, o visitante tem opções como camping, caminhadas na mata e canoagem. Também há uma trilha de cinco quilômetros de veículo - e mais um de caminhada - até o Salto Karapa, ponto onde há um mirante com uma estrutura que permite ao visitante descer até o curso d'água. A área é de preservação permanente e tem 64 mil hectares, que abrigam espécies ameaçadas de extinção, como anta, onça-pintada e tamanduás.
Um dos destinos mais procurados no país é a AventuraXtrema, uma propriedade particular localizada na cidade de San Bernardino. Durante todo o ano, os turistas podem realizar atividades como arvorismo, passeio em veículos 4x4, rafting, ciclismo e voo panorâmico. As atividades são pagas e acompanhadas por guias especializados.
Em Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil, está o complexo de Chacurru Ecoturismo. Há passeios por trilhas, circuito de arvorismo, uma tirolesa com mais de 150 metros de extensão e rapel.
Capital da República

Asunción, a capital, é a cidade mais populosa do país, com 520 mil habitantes. É o centro econômico e político do Paraguai. Tem uma estrutura de hotéis nacionais e internacionais. Entre os pontos turísticos mais visitados, estão o centro histórico da cidade, a Catedral Metropolitana, o Panteão Nacional dos Heróis, o Museu Casa de la Independencia, Palácio de Lopez, o Jardim Botânico, o Museo de las Memórias e o Museo del Barro. A capital também é a cidade de times tradicionais do futebol sul-americano: Olimpia, Cerro Porteño e Libertad.
Texto publicado originalmente em LINK
Siga a Sou Trilha em nossas redes sociais:
Instagram , Twitter, Facebook, TikTok
A Sou Trilha é uma marca dedicada a criar produtos para pessoas que amam aventuras ao ar livre. Fundada com a missão de encorajar as pessoas a explorar e se conectar com a natureza, a Sou Trilha produz uma variedade de produtos de alta qualidade, incluindo mochilas, equipamentos para camping, roupas e acessórios.
Comentários
Postar um comentário