Pular para o conteúdo principal

Dicas para acampamento


 

De uma perspectiva “macro”, os princípios gerais do acampamento são relativamente simples. Mais do que qualquer outra coisa, é uma questão de adaptação e aclimatação para viver ao ar livre e não dentro de quatro paredes. Independentemente disso, há uma infinidade de dicas e truques para ajudar a tornar essa transição mais fácil e permitir que seu tempo de acampamento seja mais relaxante e agradável.

Dicas gerais ao ar livre

A barraca é o ponto focal da maioria dos acampamentos. Se você é um campista iniciante, há algumas dicas diferentes para se lembrar. Em primeiro lugar, pratique armar sua barraca antes de ir para o acampamento. Ser capaz de fazê-lo de forma rápida e eficaz é extremamente valioso. Ao procurar um local para montar, procure sempre um “leito natural” de solo macio e plano – mas evite sopés de morros ou vales. Por fim, sempre coloque uma lona abaixo de sua barraca para evitar possíveis danos ou alagamentos.

Os campistas também podem se beneficiar de alguns princípios externos não específicos. A regra número um, não importa a época do ano, é vestir (ou pelo menos carregar) camadas. É a maneira mais fácil e eficaz de controlar a temperatura corporal. Em segundo lugar, aprenda a usar um GPS ou mapa e bússola. Não importa o quão familiarizado você esteja com uma determinada área arborizada, é muito fácil se perder entre hectares de árvores de aparência semelhante. Por fim, pratique habilidades básicas ao ar livre, como usar e afiar uma faca, dar vários nós e fazer uma fogueira. É esse conhecimento que separa os amadores dos campistas experientes.

O que levar em um acampamento

Com alguma sorte, cada acampamento revela-se uma experiência única. Há muitas coisas maravilhosas que a natureza tem a oferecer. Mas, não importa para onde você está indo, algumas coisas sempre devem vir com você. Abaixo está a “pequena lista” de itens essenciais para camping que sempre devem ser embalados.

  • Uma barraca, lona e saco de dormir
  • Uma panela, frigideira, pratos, utensílios e materiais para iniciar o fogo (de preferência fósforos à prova d'água ou isqueiro a gás)
  • Uma faca e um pedaço de corda
  • Muita água (obtenha tamanhos de galão para cozinhar e limpar)
  • Alimentos e lanches ricos em energia e facilmente preparados (pense em itens como macarrão, feijão, carne moída, manteiga de amendoim, frango, mistura de trilha e aveia)
  • Muitas roupas (uma boa regra em áreas temperadas é o suficiente para duas a três camadas diárias)
  • Um refrigerador de fechamento hermético para armazenar seus alimentos em
  • Desinfetante para as mãos e sabonete
  • Opcionalmente, equipamentos para atividades ao ar livre, como varas de pesca e equipamentos para caminhadas

Como fazer um orçamento para uma viagem de acampamento

Como quase tudo, o orçamento para um acampamento é mais fácil quando você começa grande e vai diminuindo. Primeiro, decida sobre uma quantia que você pode pagar e tome a resolução de não excedê-la. Em seguida, comece a contabilizar as despesas maiores – coisas como comida, gasolina, equipamento necessário e taxas de acampamento. A partir daí, trabalhe para itens menores até chegar perto do limite de gastos.

À medida que essa linha é testada, você terá que tomar decisões minuciosas que, em última análise, determinarão o resultado final de sua viagem. Por exemplo, você pode eliminar aquela tradicional parada de fast food no caminho para sanduíches pré-preparados. Pequenas decisões como essas tendem a se somar no grande esquema das questões financeiras, especialmente quando se trata de gastos discricionários.

Agora que você conhece os fundamentos do acampamento, o que levar e como encaixar a aventura ao ar livre em seu orçamento, não resta mais nada para impedi-lo de ir para a floresta! Se você estiver interessado em informações mais detalhadas, dê uma olhada nos links abaixo para obter alguns conselhos específicos sobre os aspectos mais sutis do camping.

A vida no acampamento fica mais fácil ganhando experiência e aprendendo os truques. Aqui estão algumas ótimas dicas e conselhos para acampar para ajudar a tornar suas aventuras de acampamento mais agradáveis.


Evitando visitas de animais


Embora a maioria dos animais selvagens tenha medo das pessoas, alguns deles ainda podem se aproximar de nossos acampamentos. NÃO os alimente. Isso não apenas prejudica os instintos naturais dos animais, mas também os encoraja a fazer visitas repetidas. Eles podem até decidir ajudar a si mesmos. SEMPRE armazene sua comida em um carro ou pendure-a em uma árvore. NUNCA deixe comida em sua barraca. Esses animais podem e vão causar muitos danos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer se você se perder na trilha?

   Me perdi na trilha, e agora?    Ninguém nunca pretende se perder. Na verdade, eu diria que se perder é a última coisa que qualquer caminhante quer fazer! No entanto, isso pode acontecer, e é uma boa ideia estar preparado e saber o que fazer se você se perder durante a caminhada. PRECAUÇÕES PRÉ-CAMINHADA Uma maneira fácil de evitar se perder é tomar as devidas precauções antes da caminhada. Na melhor das hipóteses, essas etapas evitarão que você se perca. Na pior das hipóteses, eles o ajudarão a estar melhor preparado para o pior cenário. Em primeiro lugar, diga a alguém para onde você está indo. Pode ser um pai, um amigo ou um vizinho. O objetivo é falar com alguém que não está caminhando com você, pois eles podem fornecer essas informações aos funcionários do resgate, caso haja necessidade. Certifique-se de fornecer a eles todas as informações necessárias: para onde está indo, a que horas começará a caminhada, que trilha seguirá, quantas pessoas irão, quando reto...

Cachoeira do Ceuzinho e Inferninho - em Campo Grande/MS

     Campo Grande/MS com certeza é uma capital em que você pode encontrar diversas aventuras pra se satisfazer e dentre elas está uma região bastante frequentada pelos habitantes da região, Usina Abandonada do Ceroula.      Na saída para Rochedo, lugar de diversas quedas d'água, uma das trilhas leva ao lugar batizado de “Céuzinho”,  cujo  nome briga com a cachoeira vizinha, o “Inferninho”,  mais um ponto para fugir aos finais de semana das altas temperaturas de Campo Grande. A cachoeira fica escondida entre a mata, a cerca de 15 quilômetros do Centro da cidade. Para chegar até o local, é preciso caminhar por pelo menos 20 minutos.      São ruínas e o resto de um maquinário que alimentou a cidade. História abandonada é o destino da trilha de cinco quilômetros, na estrada que dá acesso à região do Inferninho, saída para Rochedo. Construída na década de 1920, a primeira usina hidrelétrica alimentou por quase 50 anos uma Campo Gran...

Turismo no Paraguai vai muito além das compras

  Panteão Nacional dos Heróis é um dos principais pontos turísticos de Asunción, a capital do Paraguai Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai / Divulgação Associar o  Paraguai  às compras é uma prática comum entre os brasileiros. Há décadas o país vizinho — especialmente Ciudad del Este, na tríplice fronteira com a  Argentina  e o Brasil — é conhecido por ser destino de quem busca mercadorias mais baratas na comparação com o nosso comércio. Mas o governo paraguaio tem atuado para atrair visitantes interessados em outras experiências de lazer. Em abril, uma missão organizada pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), do Paraguai, buscou aproximar empresários do turismo dos dois países,  para divulgar e criar opções para os brasileiros. Em 2022, o país recebeu 579 mil estrangeiros: 76% vinham da Argentina, e apenas 9,4% do Brasil. O objetivo do governo paraguaio é fazer do Brasil o principal emissor de visitantes nos próximos anos.  Confira algun...